A INVISION assinou com a SINOCHEM em março de 2015, projeto de Pesquisa e Desenvolvimento denominado Desenvolvimento Experimental de aplicativo avançado para inversão elástica de forma de onda com aplicações na melhoria de identificação de prospectos e caracterização de reservatórios de hidrocarbonetos. Trata-se de um novo software baseado num algoritmo inovador e eficiente com base na inversão sísmica elástica de forma de onda capaz de lidar com altos contrastes de impedância, camadas finas e ângulos críticos, representando os seguintes ganhos para a indústria:


●Melhora na estimativa das propriedades elásticas das rochas que formam os reservatórios de hidrocarbonetos,    especialmente da densidade, para dar suporte a uma interpretação quantitativa mais precisa.

● Aumento do percentual de tecnologia nacional empregada área de exploração de O&G

● Diminuição da dependência de softwares importados, baixando assim os custos de exploração para as operadoras.


A tecnologia desenvolvida no projeto sera totalmente nacional, reforçando o conhecimento e o leque de tecnologias oferecidas pela INVISION aos seus clientes.

Em 28 de novembro de 2014, foi realizado pela ANP evento para premiar os melhores projetos de inovação tecnológica existentes no Brasil no mercado de Petróleo e Gás. A INVISION concorreu com o projeto Desenvolvimento de Software para Processamento Sísmico Especial e Inversão de AVO de Alta Resolução e ficou entre os 3 melhores colocados na premiação. Os representantes e fundadores da INVISION presentes no evento, Igor Lopes, Fernando Moraes e Sárgio Adriano, ressaltaram a importância da nossa participação em um prêmio desta magnitude, sendo uma empresa genuinamente nacional e com 100% de conteúdo local em suas operações, numa clara demonstração de que é possível desenvolver tecnologia de ponta no Brasil.

A Empresa, que tem na atividade de pesquisa e desenvolvimento e inovação (P&DI) um dos pilares do seu desenvolvimento desde sua fundação em 2007, informa que irá aumentar o seu esforço para a produção de novas tecnologias e produtos.


Antes mesmo de finalizar uma nova versão de seus aplicativos para precondicionamento sísmico e inversão de alta resolução, a invision iniciou um novo projeto de inversão de forma de onda (FWI - Full waveform inversion). O projeto de FWI já conta com um protótipo inteiramente funcional carecendo de um desenvolvimento incremental visando o aumento do desempenho computacional. O método de inversão tradicional (AVO - Amplitude versus afastamento), apesar de dominar o mercado a muito tempo, possui várias limitações bem conhecidas. Este tipo de inversão é baseada em aproximações para os coeficientes de reflexão que a rigor só são apropriadas para tratar fracos contrastes nas propriedades elásticas. A expectativa de lançamento do novo aplicativo é meados de 2015.

A FINEP promoveu um seminário de Avaliação dos Projetos Apoiados pelo Edital de Subvenção Econômica 2010, onde se apresentaram as empresas que se destacaram no desenvolvimento de seus projetos.


A INVISION foi uma das 3 selecionadas, demonstrando os excelentes resultados obtidos com o projeto Desenvolvimento de software de processamento sísmico especial e inversão de dados geofísicos para exploração em formações profundas do pré-sal.


O evento foi conduzido por Maurício Syrio (Chefe do DPGN - Departamento de Petróleo, Gás e Indústria Naval da FINEP), José da Gama Malcher (Analista da FINEP responsável pelo projeto), contando com a presença de membros do corpo técnico-gerencial da PETROBRAS, empresas e demais funcionários do DPGN/FINEP.


O foco principal da apresentação foram as novidades da nova versão do pacote de aplicativos para precondicionamento sísmico e inversão de alta resolução concluída com o auxílio dos recursos FINEP, e evidenciar a importância das iniciativas de apoio à tecnologia e inovação para empresas nacionais de pequeno e médio porte.


1  |  2  |  3  |  4  |  5  | 

INVISION Geophysics +55 22 2760-6902

© Copyright 2011 INVISION Geophysics

Desenvolvido por
Cocarbrasil Comunicação